quinta-feira, 9 de novembro de 2023

SEGUE PRESSÃO POR REAJUSTE AO FUNCIONALISMO PÚBLICO

As principais entidades que representam o funcionalismo público federal emitiram uma nota de desaprovação em relação à falta de ação do Executivo para discutir o reajuste salarial das categorias. 

O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) reconhece os avanços com a criação das Mesas de Negociação setoriais e permanentes, mas destaca que o diálogo deve ser efetivo e não usado para procrastinar soluções. Leia a íntegra.

  • Compartilhe: 
Novas regras para os servidores públicos são propostas ao governo federal

O Grupo de Trabalho Interministerial encarregado de regulamentar a negociação das relações de trabalho no setor público federal recebeu um documento das entidades representativas dos servidores, consolidando suas demandas ao governo. A reunião foi liderada pelo secretário do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, José Lopes Feijóo, e pelo secretário do Ministério do Trabalho e Emprego, Marcos Perioto. 

O objetivo do grupo é aprovar medidas que concedam mais autonomia às relações de trabalho entre os servidores públicos, visando aprimorar as condições de trabalho. Atualmente, não existe um estatuto que trate de forma uniforme as reivindicações de melhorias e reajustes dos funcionários em todo o país. Leia a íntegra.

  • Compartilhe: 
Semana de Inovação enaltece papel do servidor público

A 9ª edição da Semana de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) teve início nesta terça-feira (7/11), e oferece uma programação rica em painéis, palestras e oficinas com o tema "Reconectar para Reconstruir". O principal objetivo da Semana é promover a colaboração entre diversas entidades no ecossistema de inovação, compartilhando boas práticas e buscando soluções para desafios públicos. 

Durante o evento, a Enap funciona como um hub de conexão entre setores público e privado, Organizações Não Governamentais (ONGs), pesquisadores e palestrantes nacionais e internacionais. Além de promover a inovação, a iniciativa enfatiza a valorização do serviço público e a construção de uma sociedade mais inclusiva e representativa. Leia a íntegra.

  • Compartilhe: 
Candidata autista garante o direito de concorrer em vagas PCDs

A 11ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) reconheceu o pedido de inclusão de uma candidata na lista de aprovados do concurso público do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) para o cargo de Técnico Judiciário, Área Administrativa, nas vagas reservadas às pessoas com deficiência (PCD). 

A autora, em seu recurso, reiterou a ilegalidade da exclusão de sua concorrência nas vagas destinadas às PCD, alegando que possui transtorno do espectro autista (TEA) em grau leve. Leia a íntegra.

  • Compartilhe: 
Candidata grávida que não apresentou documento médico deve ser mantida em certame

Uma candidata ao cargo de professor substituto na Universidade Federal de Goiás (UFG), que havia sido eliminada do processo seletivo por não ter entregue um dos exames médicos exigidos na data especificada no edital, garantiu seu direito de continuar no processo seletivo.

A candidata, que obteve a primeira posição no concurso público, foi impedida de realizar o exame de Colpocitologia Oncoparasitária (Papanicolau) porque estava grávida. Leia a íntegra.

  • Compartilhe: 

Atuações

Destaques da semana

Atualização da norma sobre registro sindical 
O escritório encaminhou artigo aos sindicatos assessorados abordando os principais aspectos da Portaria nº 3.472/2023, do Ministério do Trabalho e Emprego, que passa a tratar dos procedimentos para o registro das entidades sindicais, fixando regras e diretrizes para a formalização e o reconhecimento dos sindicatos, como a automatização de procedimentos e o estabelecimento de prazos mais claros e objetivos para a análise das solicitações de registro.

Sobreaviso no plantão consular 
A assessoria preparou requerimento administrativo coletivo em favor de servidores do Ministério das Relações Exteriores objetivando assegurar a compensação, mediante aplicação analógica da proporção de 1/3 prevista na CLT, do tempo em que permanecem à disposição da Administração e dos cidadãos brasileiros nos plantões consulares, conforme o entendimento do TCU.

Nomeação de candidatos aprovados 
Considerando a iminência do esgotamento de prazo de validade de concurso público e a necessidade de reposição de pessoal em razão da carência de servidores, o escritório disponibilizou ofício para sindicato requerer à Administração a imediata nomeação de candidatos aprovados.

  • Compartilhe: 

Julgados

Mudança do horário de expediente e da jornada de trabalho de seus servidores por meio de resolução

Supremo Tribunal Federal
Informativo nº 1114 (07 de novembro de 2023)
 
Tribunal de Justiça estadual: mudança do horário de expediente e da jornada de trabalho de seus servidores por meio de resolução - ADI 4.450/MS
 
É constitucional resolução de Tribunal de Justiça estadual que altera o horário de expediente forense, pois se trata de matéria abrangida pelo autogoverno dos tribunais. Contudo, esse ato normativo não pode modificar a jornada de trabalho dos servidores do Poder Judiciário local, porque o assunto diz respeito ao regime jurídico destes, cuja iniciativa é privativa do chefe do Poder Executivo.
 
Com base nesse entendimento, o Plenário, por maioria, julgou parcialmente procedente a ação para declarar a inconstitucionalidade do art. 3º, II e § 2º da Resolução 568/2010 do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, na redação original e na conferida por sua Resolução 164/2017. 
 
(1) Precedente citado: ADI 2.400 MC. 
 
ADI 4.450/MS, relator Ministro Nunes Marques, julgamento virtual finalizado em 27.10.2023, sextafeira, às 23:59

Canais de Atendimento

Fale conosco!

Telefone Fixo (61) 3223-0552

Celular/WhatsApp (61) 99959-5909

E-mail contato@servidor.adv.br

Site www.servidor.adv.br/contato

  • Compartilhe: 
quinta-feira, 9 de novembro de 2023