quinta-feira, 16 de novembro de 2023

SERVIDORES PÚBLICOS E A EXPECTATIVA DE REAJUSTES EM 2024

Diversas categorias do funcionalismo federal e governo encontram-se em um estado de intensas discussões com uma única pauta: "Haverá um reajuste para o ano de 2024?" Apesar de sua aparente simplicidade, a resposta pra essa questão está longe de ser clara. Na última semana, as principais entidades representativas dos servidores, que abrangem aproximadamente 1,5 milhão de pessoas, expressaram críticas à "inércia" do governo federal em discutir medidas que viabilizem o reajuste salarial.
Em decorrência dessas tensões, órgãos em todas as cidades do país participaram de um dia de paralisação. A disputa pelo reajuste já está em curso, ganhando contornos mais dramáticos, especialmente porque o Orçamento da União precisa ser aprovado em pouco mais de um mês, e é essencial incluir o reajuste nele. Neste momento, a principal reivindicação dos representantes dos funcionários públicos é a recuperação das perdas inflacionárias acumuladas ao longo dos últimos seis anos. Leia a íntegra.

  • Compartilhe: 
1° Encontro Nacional de Mulheres de Carreira de Estado e os desafios da paridade de gênero

O 1° Encontro Nacional de Mulheres de Carreira de Estado teve início nesta segunda-feira (13/11) na sede da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília. 

Este encontro representa a primeira reunião de mulheres integrantes de carreiras de Estado e afins, buscando discutir os desafios comuns na construção de uma agenda de paridade de gênero para a administração pública brasileira no nível federal, especialmente em carreiras de Estado. Essa discussão ocorre em um contexto nacional que promove a diversidade no ambiente de trabalho, refletindo uma tendência observada em países da América Latina que buscam promover a equidade de gênero no funcionalismo público. Leia a íntegra.

  • Compartilhe: 
Ministério da previdência lança guia sobre Regime de Previdência Complementar

O Ministério da Previdência Social (MPS) lançará em seu canal no Youtube, nesta quinta-feira (16), às 10hrs, o guia "Migração para o Regime de Previdência Complementar – Guia rápido para servidores públicos dos Estados, Distrito Federal e Municípios". 

De acordo com o governo federal, o guia tem como objetivo informar os servidores públicos sobre a transição para o novo modelo previdenciário. O conteúdo disponibilizado abordará as características do Regime de Previdência Complementar (RPC), destacando vantagens e as possibilidades de adesão a esse modelo previdenciário. Leia a íntegra.

  • Compartilhe: 
Projeto beneficia anuênios e licenças-prêmio de servidores estaduais e municipais

Foi aprovado, pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, projeto de lei que possibilita a estados, municípios e ao Distrito Federal o pagamento retroativo de anuênios, quinquênios e licenças-prêmio, congelados entre 28 de maio de 2020 e 31 de dezembro de 2021 por determinação da Lei Complementar 173/20. 

Segundo a proposta, a concessão desses benefícios dependerá de uma lei autorizativa do respectivo ente federativo, desde que haja disponibilidade orçamentária. A legislação deverá explicitar o impacto financeiro da medida, sem transferir encargos financeiros para outro ente. Leia a íntegra.

  • Compartilhe: 
Funcionário público garante redução de jornada para acompanhamento de filho autista

A 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (DF/TO) recusou o recurso apresentado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e manteve a redução da jornada de trabalho de um médico, sem diminuição salarial, que é pai de um jovem diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

O médico possui um contrato que exige uma carga de trabalho de 24 horas semanais. Após o diagnóstico do filho com TEA, solicitou a redução da jornada para 18 horas, alegando a necessidade de acompanhar o filho em sessões terapêuticas e outras atividades. Em primeira instância, a 13ª Vara do Trabalho de Brasília deferiu o pedido. Leia a íntegra.

  • Compartilhe: 

Atuações

Destaques da Semana

Discrepâncias no auxílio-saúde 

O escritório denunciou ao Conselho Nacional de Justiça a atuação de Tribunal que, ao passo em que alçou ao teto o limite do ressarcimento das despesas com planos de saúde particulares de magistrados e seus dependentes, concedeu reajuste insuficiente em relação aos servidores, em montante que sequer é suficiente para indenizar as despesas médicas dos dependentes. Com tal conduta, a Administração quebra a isonomia e se afasta dos princípios da universalidade e transversalidade de ações relacionadas à saúde, conforme definido pelo CNJ. 

Combate a metas abusivas 

Com o intuito de combater metas abusivas impostas a servidores do Judiciário, a assessoria disponibilizou requerimento a sindicato visando à adoção de medidas perante a Corregedoria de Tribunal, buscando alternativas à categoria. A imposição de metas exageradas, que comprometem a saúde dos servidores, pode configurar assédio moral organizacional. 

Demora no dever de decidir 

O escritório esclareceu sindicato assessorado a respeito da demora para apreciação de requerimentos administrativos. Conforme previsto em lei, a Administração possui 30 dias para proferir decisão depois de encerrada a instrução processual, prorrogáveis por igual período, momento a partir do qual são cabíveis medidas judiciais para dar impulso ao processo administrativo.

  • Compartilhe: 

Julgados

Remuneração de Procuradores e Desembargadores de Tribunal de Justiça estadual e subisídios do PGR e STF

Supremo Tribunal Federal
Informativo nº 1115 (14 de novembro de 2023) 

PLENÁRIO VIRTUAL EM EVIDÊNCIA
JULGAMENTO VIRTUAL: 10/11/2023 a 20/11/2023 

ADI 6.606/MG 
Relator: Ministro GILMAR MENDES
 
Vinculação das remunerações de procuradores de Justiça e desembargadores de Tribunal de Justiça estadual aos subsídios do PGR e dos ministros do STF
Análise da constitucionalidade de dispositivos da Lei 21.941/2015; e art. 1º da Lei 21.942/2015, ambas do Estado de Minas Gerais que vinculam a remuneração de determinados cargos estaduais aos subsídios de ministro do STF e do ProcuradorGeral da República. Jurisprudência: ADI 117 MC, ADI 193 MC e ADI 196.

  • Compartilhe: 
Polícia Militar do Distrito Federal: percentual limite para a participação de mulheres nos quadros da carreira

Supremo Tribunal Federal
Informativo nº 1115 (14 de novembro de 2023)

PLENÁRIO VIRTUAL EM EVIDÊNCIA
JULGAMENTO VIRTUAL: 10/11/2023 a 20/11/2023 

ADI 7.433/DF 
Relator: Ministro CRISTIANO ZANIN
 
Polícia Militar do Distrito Federal: percentual limite para a participação de mulheres nos quadros da carreira
Discussão sobre a constitucionalidade de dispositivos da Lei 9.713/1998 que estabelecem o limite de 10% para a participação de mulheres nos quadros da Polícia Militar do Distrito Federal. Jurisprudência: ARE 1.424.503 AgR.

  • Compartilhe: 

Canais de Atendimento

Fale conosco!

Telefone Fixo (61) 3223-0552

Celular/WhatsApp (61) 99959-5909

E-mail contato@servidor.adv.br

Site www.servidor.adv.br/contato

  • Compartilhe: 
quinta-feira, 16 de novembro de 2023